Você possivelmente já deve ter lido em algum lugar que 13 de setembro é o Dia Nacional da Cachaça, mas o que talvez você ainda não saiba é que a mais autêntica bebida nacional já tem mais de 500 anos de história. É isso mesmo! Registros históricos apontam que os primeiros goles de cachaça no Brasil foram bebericados em solo pernambucano, a partir de 1516, quando a bebida começou a ser produzida em Itamaracá.
A escolha da data em comemoração à bebida tem motivo histórico, já que foi no dia 13 de setembro de 1661 que a coroa portuguesa liberou a produção e comercialização da cachaça no Brasil depois de uma revolta popular contra a proibição da bebida, situação que vigorava desde 1635.
Hoje a cachaça é o terceiro destilado mais consumido no mundo e desempenha um importante papel na economia nacional. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), o setor – que conta com 2 mil produtores registrados e 4 mil marcas de cachaça – produz 800 milhões de litros por ano.
A bebida – que foi definida como produto cultural do Brasil em 1994 – é ainda exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha o principal comprador. Além disso, é reconhecida como uma bebida legitimamente brasileira nos Estados Unidos, na Colômbia e, mais recentemente, no México.
Nos empórios e adegas que ficam No Centro de SP você encontra à venda vários rótulos. Lembrando que, em conformidade com a legislação, é proibida a venda, a oferta, o fornecimento, a entrega e a permissão de consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, a menores de 18 anos. E se beber, não dirija!