Receita do chef Paulinho Pecora*.
Ingredientes:
- 4 quilos de tomates bem maduros e firmes
- 4 dentes de alho picado
- Sal e pimenta a gosto
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 30 ml de azeite extravirgem
- 1 bouquet garni com 10 folhas de manjericão com talo e tudo, 4 hastes de tomilho, 1 galho de louro com 4 folhas e 2 ramos de salsa (pegue uma gaze, ou um tule, abra bem, coloque as folhas arrumadas sobrepostas e amarre bem, como um saquinho)
Modo de preparo:
- Corte os tomates ao meio e retire toda a parte da haste que segura o tomate na planta (parte branca, central), sem retirar as sementes ou a pele. Lave-os e cozinhe em fogo baixo com pouca água. Acrescente 1 colher de açúcar.
- Deixe cozinhar por mais de duas horas, com o bouquet garni, até desmanchá-los.
- Passe primeiro por uma peneira grossa, para tirar a pele, e depois por uma peneira fina, para retirar as sementes e os detritos (assim você economizará tempo, pois passar tudo por peneira fina é necessário bater os tomates em liquidificador ou processador, o que faz com que as sementes se quebrem, podendo amargar a massa).
- Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho triturado ou picado lentamente, acrescente a massa de tomates do processo acima e 1 colher de açúcar e aguarde levantar fervura.
- Ferva um litro de água e reserve.
- Acrescente a água fervente aos poucos, conforme o molho apura e abaixa o volume. Faça isso até terminar a água. Quando o molho estiver espesso e consistente, estará pronto.
Observações:
Dica: este processo serve pra qualquer tipo de molho italiano que leva tomates.
* Receita e foto cedidas pelo chef para divulgação no Portal do Mercadão.