O Governo de São Paulo deu mais um passo no cronograma do projeto para transferir a sede administrativa, hoje no bairro do Morumbi, para a região central da capital paulista. Na última segunda-feira (26/08/2024), a gestão do governador Tarcísio de Freitas oficializou o escritório de arquitetura paulistano Ópera Quatro como vencedor do Concurso Público Nacional de Arquitetura.
Com inscrições abertas em março deste ano, o referido Concurso tem como objetivo escolher o projeto arquitetônico que servirá de base para a construção do novo complexo. O local escolhido para a nova sede é o Palácio dos Campos Elíseos, que fica na Avenida Rio Branco e já abrigou a sede do governo estadual de 1915 a 1967.
Ao todo, foram recebidas 44 propostas e a vencedora tem até novembro deste ano para apresentar a modelagem preliminar do projeto. Com isso, o governo dará início ao processo para conceder o projeto à iniciativa privada, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). O processo contará com a realização de consulta e audiência públicas, com as obras sendo iniciadas em 2025.
Com a mudança, prevista para ocorrer somente em 2029, o governo paulista estima que 22 mil funcionários passarão a circular na região da nova sede.