Data é celebrada desde 1985, quando foi realizado o I Festival da Pizza da Cidade de São Paulo.
10 de julho é o dia da pizza, um dos pratos preferidos dos paulistanos! A data foi criada em 1985 por Caio Luís de Carvalho, então Secretário de Turismo de São Paulo, por ocasião de um evento que premiou as melhores receitas de pizza da cidade.
Alguns relatos históricos remetem a origem da pizza ao antigo Egito, sinalizando que os egípcios teriam sido os primeiros a criar uma massa assada misturando farinha com água e sal. Outros apontam os gregos como pioneiros. Mas o fato é que a pizza, como conhecemos hoje, foi disseminada pelo mundo afora por meio dos imigrantes italianos.
Hoje aqui no Brasil é possível escolher não só o tipo de massa (mais fina, mais grossa, folhada) e de borda (recheada ou não) como também uma infinidade de coberturas, tanto salgadas quanto doces. Isso sem falar nas opções de pizza frita e calzone, um tipo de pizza recheada.
Seja qual for a sua preferida, além de farinhas especiais para preparar sua própria massa em casa, nos empórios do Centro de SP você encontra os melhores molhos de tomate e ingredientes para recheá-la a seu gosto, como aliche, atum, azeitonas, bacon, calabresa, camarão, champignon, pepperoni, queijos de diversos tipos, orégano e azeite.
Chocolate, creme de avelã, goiabada e frutas como morango e banana são itens que também não costumam faltar na lista de compras de quem não dispensa uma bela pizza de sobremesa.
Clique aqui para ver como preparar uma massa tradicional de pizza, receita do chef Paulinho Pecora, que também ensina a fazer um molho de pizza tipicamente italiano. Bom apetite!!!