28 de julho é o dia mundial de combate à hepatite, doença que atinge o fígado e, muitas vezes, só apresenta sintomas em estágio já avançado. Segundo o Ministério da Saúde, milhões de brasileiros estão contaminados pelas hepatites do tipo B ou C (as mais graves), mas não têm conhecimento disso.
Para tratar as formas mais agudas, é necessário repouso, hidratação e alimentação leve e saudável. A hospitalização raramente é necessária. Já nas formas crônicas o tratamento costuma incluir medicações e drogas antivirais. Em casos graves, o transplante hepático pode ser o mais indicado.
Vale ressaltar que, em todos os casos, quanto mais cuidadosa for a dieta dos pacientes com hepatite, maiores serão as chances de eles alcançarem a recuperação ou o alívio dos sintomas rapidamente.
Entre os itens que devem ser evitados estão embutidos, frituras e alimentos gordurosos, carne vermelha, leite integral, queijos amarelos, açúcar refinado e alimentos industrializados em geral, além, é claro, de bebidas alcóolicas. Na dúvida, consulte sempre seu médico ou nutricionista.