Originário do Sudeste Asiático e usado há muito tempo na Europa, o agrião é conhecido por apresentar baixo valor calórico – cada 100 gramas tem cerca de 28 calorias – e oferecer diversas vitaminas, sais mineiras e fibras que garantem o bom funcionamento do organismo.
Mas o que muita gente ainda não sabe é que, segundo um teste realizado nos Estados Unidos em 2014, o agrião é o vegetal que contém maior densidade de nutrientes entre 47 frutas, verduras e legumes.
No estudo coordenado pela doutora Jennifer Di Noia, da William Patterson University, os alimentos foram classificados por seu conteúdo de potássio, fibras, proteínas, cálcio, ferro, tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, zinco e vitaminas A, B6, B12, C, D, E e K. O agrião alcançou a pontuação máxima (100), seguido pela couve chinesa (91,99), pela acelga (89,27), pela beterraba (87,08) e pelo espinafre (86,43). Clique aqui para ver a tabela classificatória completa, em inglês.
Normalmente vendido fresco, em maços, o agrião deve ser preferencialmente consumido cru, em saladas ou sucos, para que os nutrientes mantenham-se intactos e possam trazer mais benefícios ao organismo.
Uma dica: como o sabor picante do agrião harmoniza bem com os sabores cítricos, experimente usar um molho levemente cítrico nas saladas verdes com agrião ou então misture-o com fatias de laranja. Você também pode usar as folhas e os talos do agrião para preparar sopas, panquecas, sanduíches, molhos e purês.