De vários formatos, tamanhos, cores e sabores, as pimentas – além de conferirem um gostinho especial às preparações culinárias – também possuem propriedades que podem trazer benefícios para a saúde. Confira 3 delas:
Favorecem o metabolismo
Além de realçar os sabores dos alimentos, as pimentas trazem benefícios para a saúde e ainda ajudam a emagrecer, já que aumentam a taxa metabólica do organismo. As pimentas são extremamente nutritivas, contendo vitaminas A, B e C, além de quantidade significante de magnésio, ferro e aminoácidos.
Conferem sensação de bem-estar
Pesquisas apontam que o uso regular de pimenta influencia a liberação de endorfinas, nome dado aos mediadores químicos cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar e pela variação do humor.
Têm poder anticancerígeno
O ácido fólico e o betacaroteno presentes nas pimentas também possuem poderes anticancerígenos. Além disso, diversos estudos demonstram que a capsaicina atua como cicatrizante de feridas, é um poderoso antioxidante, ajuda a controlar o colesterol e aumenta a resistência física.
Se você também é fã dessa iguaria, aproveite para clicar aqui e conferir como preparar um molho caseiro de pimenta que fica ótimo com saladas, assados e até com pipoca! A receita é do chef João Paulo Papandré Lemos, um dos nossos colaboradores.