Praticar algum tipo de atividade física é, sem dúvida, uma ótima forma de se manter saudável. Aproveitando que dia 19 de fevereiro comemora-se no Brasil o Dia do Esportista, ou Dia do Esporto, separamos abaixo 10 alimentos que devem estar presentes no cardápio de quem pratica esporte com regularidade:
Acerola: fonte de vitamina C, um importante antioxidante que fortalece o sistema imunológico e ajuda a reduzir o dano muscular durante o exercício intenso.
Aveia: rica em energia, fibras, vitaminas e minerais, deve ser utilizada no pré-treino ou antes de dormir para que a energia seja mais prolongada.
Arroz integral: possui fibras e vitaminas do complexo B que são essenciais para produção de energia, assim como para a contração e o relaxamento dos músculos.
Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas, aquelas consideradas boas, também possui vitamina E, um antioxidante poderoso para quem faz atividade, evitando que as células sejam danificadas.
Banana: rica em carboidratos, vitaminas do complexo B e potássio, pode ser misturada com algum cereal (aveia, granola, linhaça) e mel, tornando-se um ótimo lanche pré-treino.
Batata-doce: de baixo índice glicêmico, esse tubérculo ainda tem a vantagem de liberar energia de forma lenta e gradual durante o exercício físico.
Leite e iogurte desnatados: são alimentos ricos em água, proteínas, vitaminas A e D, cálcio e fósforo. A indicação é consumir um copo pela manhã e outro à tarde ou à noite.
Oleaginosas: aqui a sugestão é fazer um mix com amendoim, amêndoas, castanha de caju, macadâmia, avelã e pistache para consumir nos lanches pré-treino, antes do dormir ou quando bater aquela vontade de comer algo.
Ovos: use omeletes, ovos cozidos e mexidos principalmente à noite, quando a albumina pode ser melhor digerida e liberar aminoácidos no sangue de forma lenta.
Peixes: além de serem leves e de fácil digestão, peixes como a sardinha oferecem quantidades significativas de coenzima Q10, o que melhora a disposição durante o exercício.